quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O axé da minha Nação

            Nós do Festival Percussivo estamos radiantes e ansiosos pela presença do Maracatu Encanto do Pina em nosso evento. Este ano, teremos a honra de receber a Yakekerê (mãe pequena, dirigente espiritual), primeira mulher mestra na história de maracatu de baque virado, Mestra Joana D'Arc que comanda os batuqueiros do Encanto do Pina, também contaremos com a Yalorixá Maria da Quixaba, líder espiritual do Ilê Axé Oxum Deym, casa religiosa que deu origem e ainda hoje abriga e norteia o Encanto. Além destas grandes mulheres, este maracatu também será representado pelos batuqueiros Mariana Bianchi, Giva Martins e Rumenig Dantas.
               O poema a seguir foi escrito por Mayara Ísis, integrante do grupo anfitrião do Festival, Maracatu Pedra de Raio, em 05/03/2013 ocasião do aniversário da Nação do Maracatu Encanto do Pina.

"Em uma terra distante, próxima ao coração
conheci tão lindo Ilê, respeitei minha Nação
Aos pés de Vó Quixaba me prostrei
À ela meu carinho, repeito e adoração
No dia a dia, nos tramites da labuta
não há maior guerreiro em prontidão
Pai Marcelo luta
corre mundo, pra manter a tradição
Mantendo forte a pulsasão
vi Joana D'Arc, mestra singular
Comanda batuqueiro, leva este Encanto 
não deixa nunca o brilho se apagar
E neste dia, com o Axé de Oxum e Iemanjá
Os 33 anos desta história eu vim saudar
Das conquistas à resistência
do Nagô à Sagrada Ciência 
Parabéns  a família Maracatu Encanto Do Pina
Que minha Nação reine e encante sempre por onde passar.
AXÉÉÉÉ"





Yalorixá Maria da Quixaba                                            Mestra Joana D'Arc
Mariana Bianchi                                     Giva Martins


                                                        Rumenig Dantas


Nenhum comentário:

Postar um comentário