sábado, 9 de novembro de 2013

São José do Rio Preto

Iboruna, SP – Brasil, o interior também batuca

  São José, Ouro Preto, São José dos Campos,  Rio Preto?

Muitos dos brincantes do Festival Percussivo aportarão em São José do Rio Preto pela primeira vez durante nosso evento e por isso, proponho guiá-los pelos aspectos gerais da cidade e aos lugares por onde o Festival fará seu pouso.
Com seus mais de 435 mil habitantes, São José do Rio Preto está na região noroeste do estado de São Paulo, próximo aos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e situada a cerca de 440 km da capital do estado. A cidade conta com aeroporto no perímetro urbano, com vôos diretos das principais cidades do país e estação rodoviária com diversas opções de empresas de ônibus para todo o Brasil. Além de contarmos com a CARONA PERCUSSIVA, proposta de unir os batuqueiros da grande família percussiva, que estiverem a fim de dividir os custos da viagem.
Pra os visitantes de primeira jornada, lhes adianto que frio praticamente não será uma preocupação! Com médias das temperaturas máximas, para o mês de novembro de 31°C recomendo que abasteçam suas malas com roupas e calçados leves, protetor solar, chapéus, roupas de banho e casacos apenas por precaução. E para matar a sede e se refrescar, não se preocupem o CEPROL, local que abrigará o alojamento, oficinas e shows, conta com uma excelente piscina, extensiva aérea arborizada e lanchonete aberta todos os dias do Festival.  

Vista aérea de Rio Preto, foto divulgação: Paulo Magri/SMCS

·         Ficou curioso sobre o termo IBORUNA?
 Segundo a ALIP – Amostra Linguística  do Interior Paulista –  o nome Iboruna (= Rio Preto) tem motivação histórica; é um nome próprio de lugar, de origem tupi-guarani que se pretendeu atribuir a São José do Rio Preto em comemoração do aniversário dos 50 anos da cidade.  No entanto a intervenção da Igreja Católica riopretense não só impediu a mudança como conquistou de maneira definitiva a denominação primitiva, São José do Rio Preto, reduzida a Rio Preto de 1906 a 1944.

Nenhum comentário:

Postar um comentário